Receita de Bolo de Chocolate Russo

Receita de Bolo de Chocolate Russo


muito bom!!!

Essa receita da minha cunhada é diferente da maioria dos bolos de chocolate, mas o resultado também é!
É um dos melhores bolos de chocolate que eu já fiz na minha vida :-)
Originalmente ele é recheado e coberto com Smetana (creme fraîche) batida com umas colheres de açúcar (a gosto).... eu recheei e cobri com um brigadeiro feito com cacau em pó e depois coloquei meia xícara de leite evaporado para ficar mais líquido... que pode ser substituído por leite com leite em pó extra dissolvido... mas você pode rechear com o que quiser, a imaginação é o limite.... que tal com geléia de frutas vermelhas?

Diário de um Bolo - A bruxaria

Há séculos eu não fazia um bolo de chocolate, então, decidi testar uma receita doida da minha cunhada, que vai vinagre.
Hãn?
Por acaso alguém já viu um bolo de chocolate que vai vinagre?
Eu resolvi pagar para ver...
Quando misturei o bicarbonato de sódio com o vinagre, aquele negócio espumou tanto que parecia raivoso e depois virou uma coisa choca.
Pensei, pronto! Agora que vai embatumar tudo...
Não vou nem fazer o recheio/cobertura, pensei, vai que
ficou zicado né .. 
De repende o negócio começa a crescer, crescer, crescer no forno e eu penso: - Mas quê bruxaria é essa?!
Bom.. então vou fazer a cobertura/recheio, porque embatumar parece que não vai...
Deu 20 minutos de forno começou a cheirar; eu olho na receita - 55 minutos de forno. !!!
Olha a treta de novo.. deixa eu ver com um palito em que pé que esse bolo tá.
Nem precisei.
O negócio tremeu parecia uma gelatina líquida espumando raivosa.
Certo.. largo no forno ué...quero ver o que que vai sair dessa história.
Fui lá, fiz o recheio/cobertura e quando olho nos 45 do segundo tempo.... o bolo tá pronto.
Dane-se, já tá aqui vou rechear e encapar esse bolo.
No final das contas, foi um dos MELHORES bolos de chocolate que eu já fiz na minha vida!
Fofinho, hiper úmido e bem escurinho, além da receita ser bem econômica. 


Ingredientes

- 250 ml de farinha
- 230 ml de açúcar
- 250 ml de leite morno
- 2 colh. (sopa) cheias de cacau em pó
- 1 ovo
- 1 colh. (sopa) BEM grande de manteiga (mede e derrete)
- 2 colh. (sobremesa) de vinagre
- 1 colh. (sobremesa) rasa de bicarbonato de sódio

Preparo

Em um copo, misture o bicarbonato de sódio + vinagre.
Reserve.
Bata o ovo inteiro com metade do açúcar.
Reserve.
Em uma tigela, misture o cacau + açúcar e dissolva com um pouco do leite morno.
Adicione o ovo batido e misture.
Coloque um tanto da farinha e misture até ficar pastoso.
Ponha o resto do leite morno e misture.
Misture o resto da farinha.
Adicione o bicarbonato com vinagre e mexa bem.
Por fim, adicione a manteiga derretida e misture tudo muito bem.
Forre uma assadeira com papel manteiga untado com óleo e enfarinhado.
(eu usei uma forma de pão)
Coloque a massa na forma e asse no forno 45-60 minutos (fique de olho) em fogo médio-baixo (170-180C), na grade de cima.
Retire do forno, espere amornar e desenforme com cuidado.
Agora pode rechear, cobrir ou simplesmente comer puro.
Pronto!





3 comentários:

  1. Olá Bárbara,
    gostaria que você me tirasse uma dúvida: a farinha e o açúcar são medidos em gramas ou em um recipiente com mls? Desde já agradeço. Cybelle

    ResponderExcluir